Notícias

EVENTO AMANHÃS DESEJÁVEIS

03-05-2021

Prezada COMUNIDADE PROARQ

A Conferência "AMANHÃS DESEJÁVEIS", organizada pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos (Fórum de Ciência e Cultura) e pelo Programa de Internacionalização (PRINT) da UFRJ -Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PR2, será transmitida no YouTube do Forum de Ciência e Cultura https://www.youtube.com/channel/UChOXMuX7AdLPe15ZHRuoa7A com tradução simultânea. O evento iniciou no dia 29/04/2021. 

As inscrições online estão abertas https://desirabletomorrows.org/register

Prêmio Nobel de Química, o suíço Kurt Wüthrich também é um dos palestrantes do evento. Ele proferirá a conferência magna em 03/maio/2021.

A profa. Ethel Pinheiro, coordenadora do PROARQ, participou da organização do Painel 2  com a equipe técnica do PRINT e fará mediação da mesa em 04/05/2021 às 15h, com palestra da Profa. Anna Rubbo (parceira de pesquisa do grupo SEL/RJ) e apresentação do doutorado-sanduíche de uma de nossas estudantes, Mariana Valicente, selecionada para exposição oral. Confira aqui: https://www.desirabletomorrows.org/program_and_sessions

O evento está sendo gestado desde início de 2020 e hoje representa uma grande celebração das grandes áreas de pesquisa da UFRJ e de diversos ODS relacionados, sendo assim parte da agenda UFRJ oficial e de um compromisso internacional.

Inscrições abertas no site. Acompanhem a programação pelo site! PARTICIPEM!

Confira a programação em  https://desirabletomorrows.org

------

Fundada em 1920, a Universidade Federal do Rio de Janeiro comemorou seu centenário em setembro passado. A pandemia COVID-19 descarrilou completamente o plano original para uma grande conferência internacional "convencional", que teve de ser adiada. No entanto, descobriu-se que havia uma fresta de esperança.

O evento Desejável Amanhãs reimaginado começará em abril de 2021 e se estenderá por todo o mês de maio. Por acontecer em um momento particularmente desafiador da história, ele apresenta à instituição, aos organizadores e aos painelistas uma oportunidade de ouro para embarcar na reflexão crítica e no pensamento voltado para o futuro, debates e propostas voltadas para produzir respostas progressivas aos desafios que enfrentar hoje e enfrentar nos próximos anos e décadas.

A Conferência embarca em questões fundamentais, distribuídas por cinco painéis e uma sessão de encerramento:

Painel 1 - O mundo pós-COVID: tendências e desafios;

Painel 2 - A Urgência da Mudança Social: Construindo um Futuro Sustentável e Eqüitativo;

Painel 3 - Mudanças climáticas, biodiversidade e governança ambiental, um desafio global e suas implicações;

Painel 4 - Inteligência artificial e seu impacto na sociedade;

Painel 5: Fronteiras em Biotecnologia e Medicina;

Painel 6 - Transição de energia - Um desafio do século 21; Painel de Encerramento - Daqui para Onde? Geopolítica, Política, Tecnologia e Economia para um Mundo Pós-COVID.

Em suma, esta conferência de um mês pretende se tornar um marco neste esforço de reconstrução ao envolver figuras importantes na academia, na mídia, no governo e na sociedade civil para refletir sobre os múltiplos caminhos e opções para uma sociedade e política pós-pandemia. Dada a variedade de possibilidades de "futuros alternativos", mas também as restrições para sua materialização, a questão abrangente para cada painel e discussão se torna: como o "desejável" e o "possível" podem ser fertilizados de forma cruzada?

Organizadores:

Denise Maria Guimarães Freire (PR2-UFRJ)

Ana Célia Castro (CBAE, UFRJ)

Adalbeto Vieyra (UFRJ)

Adilson de Oliveira (UFRJ)

Leonardo Burlamaqui (UERJ/Levy Economics Institute)

Marta de Azevedo Irving (CBAE)

----------------------------