Arquitetura nas feiras ao ar livre: Paradigmas para construções de mercados populares contemporâneos

Tese

O presente trabalho apresenta como foco de interesse o entendimento e reconhecimento de arquiteturas nas feiras ao ar livre (feiras livres) que sirvam como paradigma para as transformações propostas nas requalificações, pelas quais estas feiras vêm passando. Aqui, nomeamos tais lugares transformados de “mercados populares contemporâneos”. Busca-se comprovar a hipótese de que existe uma arquitetura que se dá na interrelação entre objeto e vida, animada pelo evento. Porém, nas reformas, as estruturas antes móveis e transitórias são formalizadas em construções de alvenaria, como nos mercados, ou a partir da escolha de formas tipológicas, uniformizando os espaços de troca, como as coberturas em lonas tensionadas. Foi desenvolvida uma extensa pesquisa de campo por importantes feiras populares de vários estados brasileiros. Entretanto, destacam-se, como estudos de caso, a Feira de São Joaquim em Salvador, Bahia e o Complexo do Ver-o-Peso em Belém do Pará.  Destaca-se como característica fundamental para escolha das duas feiras como objetos de estudo da tese, a passagem pelo processo de requalificação. No Mercado Ver-o-Peso pude pesquisar as complexidades de um espaço que passou pela reforma. Na Feira de São Joaquim, o que se destaca é a liminaridade de um momento de transição. Desde 2006 são discutidas propostas de reformas entre Sindicatos de Feirantes, Governo e escritório de arquitetura. Para metodologia, utilizamos a relação entre os estudos de arquitetura e de etnografia. Assim, são aproveitados como condutores da pesquisa os exemplos bibliográficos de incursões a campo, assim como a observação direta, a análise e cruzamento de dados com entrevistas, levantamento bibliográfico e registros fotográficos. Podemos afirmar e reconhecer as feiras, aqui investigadas, como espaços de constantes “performances sociais” que encenam, cotidianamente, inéditas e poderosas histórias. O que trago aqui então é um relato com fragmentos de minha participação em algumas destas “performances sociais”, uma imersão, um estar-na-feira.

Data de defesa: 25/03/2011

• Rogério Medeiros