Dimensionamento mínimo: Relações do uso no habitar social

A escassez e o custo elevado de terrenos apropriados para construção nos grandes centros urbanos, assim como o incremento da população nessas metrópoles determinam, indiretamente, a redução das áreas das novas unidades habitacionais de mercado e de interesse social. A pesquisa realizada, com base nos resultados das pesquisas do Laboratório de Habitação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LABHAB UFRJ) que utilizaram a Teoria das Representações Sociais- TRS, tem como objetivo mostrar a constituição da noção de lugar nesses espaços cada vez mais reduzidos de moradia a partir da percepção dos seus usuários. Buscamos avaliar os meios pelos quais são estabelecidas, por eles, apropriações espaciais. Para esse fim, os atributos da agradabilidade e do conforto foram principalmente observados em três conjuntos habitacionais representativos da atual política de habitação no Brasil – o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), do Governo Federal. Verificamos, entre outros aspectos que, os casos analisados do PMCMV não são moradias com plantas flexíveis e nem tão pouco estão de acordo com os preceitos adotados pela ONU na concepção do que seria uma moradia digna. Sendo assim, em momento algum estão coerentes com as necessidades de seus usuários em sua complexidade e plenitude.

Data de defesa: 02/04/2018

• Arquitetura, Projeto e Sustentabilidade