Os valores do patrimônio cultural e a preservação da arquitetura moderna: O caso dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) do Rio de Janeiro

No campo da preservação, a ideia de que o valor do patrimônio é o resultado da interação entre pessoas e um lugar vem sendo cada vez mais considerada, e não mais admitidos como intrínsecos, imutáveis e fixos. Nessa acepção, o reconhecimento do interesse patrimonial é centrado nos valores e não no lugar em si, indo além do foco na dúplice polaridade estética e histórica, permitindo a ampliação do que pode ser considerado patrimônio. Isso é especialmente significativo para o caso da arquitetura moderna, que lutou não apenas por mudanças nas questões estéticas, mas também técnicas e sociais. As características que representam essas mudanças podem ser mais facilmente reconhecidas quando se consideram outros valores patrimoniais. Para demonstrar isso, o texto apresenta o debate sobre valores e as diferentes noções de autenticidade, assim como as questões próprias da conservação da arquitetura moderna e a pré-fabricação de escolas. Então, com base nessas informações, foi utilizada a Declaração de Interesse Patrimonial (Énoncé d’intérêt patrimonial) aplicada aos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Através dessa ferramenta desenvolvida em Montréal, no Canadá, foram identificados valores reconhecidos nessas escolas e só então as características os que representam. Dessa forma, a preservação acontece com foco nos valores, preservando os elementos que os caracterizam.

Data de defesa: 28/03/2018

• José Simões de Belmont Pessoa