Do asilo de mendicidade ao hospital São Francisco de Assis: a cidade e a saúde (1876-1922)

O edifício situado na Avenida Presidente Vargas no bairro Cidade Nova na cidade do Rio de Janeiro, onde atualmente funciona o Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HESFA-UFRJ), é o objeto desse estudo. Constituído por várias edificações realizadas ao longo dos anos, possui um conjunto principal de partido arquitetônico radial com cinco pavilhões simétricos de dois pavimentos, dispostos em torno de um volume central e de um bloco de entrada. Esse conjunto, adicionado de dois pavilhões suplementares, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1983 por seu valor artístico e histórico. O primeiro atribuído por sua representatividade do tipo pan-óptico no Brasil e por sua remanescência como uma arquitetura oitocentista de maior vulto, construída no antigo mangue de São Diogo. O segundo, conferido por seu valor histórico como parte da assistência pública em toda sua trajetória. Essa pesquisa objetiva, por meio de um estudo histórico-crítico, identificar os processos que caracterizam o edifício como um lugar de memória no recorte temporal entre 1876, início da construção do Asilo de Mendicidade, e 1922, adaptação para se tornar o Hospital São Francisco de Assis. São abordados tanto aspectos contextuais sobre a cidade e a saúde, quanto aspectos institucionais, urbanos e arquitetônicos do objeto em si. Dessa forma, pretende-se entendê-lo como um lugar de memória, representativo da história da cidade, da saúde e da arquitetura, resgatando-lhe o valor e reconhecimento devidos.

Palavras-chave: Asilo de Mendicidade; Hospital São Francisco de Assis; Hospital Geral de Assistência do Departamento Nacional de Saúde Pública; Pan-óptico.

Data de defesa: 10/03/2015

• Ana Albano Amora [Orientador(a)]