Conflito entre uso e forma nas salas de cinema tombadas do Rio de Janeiro

A pesquisa trata das intervenções arquitetônicas que foram necessárias à reutilização dos edifícios cinematográficos. As primeiras salas de cinema de rua construídas entre as décadas de 1900 e 1950 do século XX foram representativas de uma época, quando a arquitetura e o simbolismo do edificio foram fundamentais para a criação de uma ambiência própria. Durante estes anos, o cinema se torna uma das principais formas de entretenimento do carioca, e diversos bairros da cidade passam a ter o seu próprio cinema, a partir da década de 1930. Após um período de transformações sociais, econômicas e do próprio setor, as salas ficam vazias e fecham suas portas. Com o encerramento das atividades, restaram apenas as esperanças de se preservar ao menos os edifícios. Manifestações de associações de moradores e os próprios institutos patrimoniais na cidade iniciaram estudos de preservação dos edifícios cinematográficos. Alguns foram protegidos e receberam a proteção na forma do tombamento. Mas este instrumento era apenas um aspecto a garantir a permanência física dos edifícios, era necessário ainda que eles fossem utilizados. As teorias de preservação e conservação, como apontado ao longo do trabalho, enfatizam a importância do uso como medida de prolongar a vida útil da edificação. Com o objetivo de avaliar e comparar as diversas formas de utilização dos cinemas de rua foram selecionadas quatro edificações- Cinema Íris (1909), Cinema Roxy (1938), Cine Vitória (1942) e Cinema Santa Alice (1952)- estudos de caso cujos aspectos arquitetônicos e simbólicos são avaliados. Ao fim, são apresentados os impactos dos usos sobre os edificios mais relevantes à preservação.

Palavras-chave: preservação, uso, identidade, edifícios cinematográficos.

Data de defesa: 23/03/2015

• Bruno Sarmento dos Santos [Autor(a)]