Propostas para o ensino dos conteúdos de Arquitetura e Urbanismo através de ferramentas digitais

O uso de tecnologia é um processo irreversível que trouxe mudanças na atividade profissional do arquiteto, influenciou sua maneira de projetar e, consequentemente, ocasionou modificações na formação profissional em arquitetura. A utilização de tecnologia no ambiente educacional instiga o interesse dos alunos e estimula a aprendizagem. Com isso, torna-se necessário repensar o processo de ensino-aprendizagem para que as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias sejam apresentadas aos estudantes de arquitetura durante sua formação. Contudo, pesquisas apontam que as universidades não estão acompanhando a velocidade das mudanças tecnológicas, tanto na atualização do currículo como na formação dos professores. O resultado é uma defasagem entre as possibilidades existentes e as práticas em sala de aula. Nesse sentido, a pesquisa possui o objetivo de apresentar aos docentes possibilidades de incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Arquitetura e Urbanismo. As TICs consideradas na pesquisa foram BIM, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Prototipagem Rápida e Fabricação Digital. Os métodos adotados foram Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e revisão de literatura sem meta-análise. A RSL foi utilizada para analisar publicações sobre experiências didáticas que exploram TICs no ensino de arquitetura e urbanismo, já o segundo método verificou publicações que tratam sobre diferentes usos das TICs que podem ser adaptados e aplicados ao meio acadêmico. Os resultados apresentaram um panorama sobre a aplicabilidade de tecnologias e também possibilidades ainda pouco exploradas de forma a propor estratégias para a adoção dessas tecnologias no ensino de arquitetura e urbanismo. A pesquisa indica que o ensino de arquitetura e urbanismo pode se beneficiar do grande potencial oferecido pelas TICs.

Palavras-chave: ensino de arquitetura e urbanismo; BIM; realidade aumentada; realidade virtual; prototipagem rápida

Data de defesa: 21/03/2018

• Arquitetura, Projeto e Sustentabilidade