Heitor de Mello: trajetória e contribuição profissional na cidade do Rio de Janeiro no período da Primeira República

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Esta dissertação tem como objetivo principal compilar a produção do arquiteto Heitor de Mello a fim de torná-lo mais conhecido e, por meio do estudo de suas obras, ampliar os registros sobre a história da arquitetura brasileira no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX. O trabalho partiu do levantamento e organização de referências sobre obras e projetos do arquiteto, localizados em arquivos e bibliotecas. Foram localizadas, também, informações sobre a vida, a formação teórico-prática do arquiteto para confrontar com as descrições e estudo de seus projetos elaborados pelo arquiteto. Para estudo de caso, foi escolhido o projeto do Jockey Club, uma das obras mais divulgadas no Rio de Janeiro e por expressar os conteúdos teóricos do curso da antiga Escola Nacional de Belas Artes da Universidade do Brasil. Para fundamentar a dissertação, foi necessário montar um contexto histórico-político-social da época e destacar o estilo eclético, como o mais utilizado no período. Vários estudiosos foram pesquisados, principalmente para contextualização histórica e a análise do projeto do Jockey Clube que foi baseada em Mahfuz entre outros, enriquecida com base nas Condições Gerais e caderno de encargos, utilizando na concorrência da construção do prédio, destinado como sede social na Avenida Central”. Heitor de Mello de fato, possui lugar de destaque no panorama geral da arquitetura brasileira e algumas de suas obras ainda estão em uso.

Palavras-chave: Heitor de Mello; arquitetura; ecletismo; formação acadêmica; projetos; Jockey Club.

DOWNLOAD

Data de defesa: 2004-2