Parâmetros urbanos e a disponibilidade de iluminação natural no ambiente interno

A disponibilidade da iluminação natural nos ambientes internos das edificações é dependente, dentre outros, de parâmetros externos à edificação, relativos à malha urbana, vias e edificações obstruidoras, e do meio ambiente natural. Alguns desses parâmetros, identificados pela literatura como largura e orientação das vias, altura e afastamentos das edificações e superfícies refletoras externas, fazem parte das regulamentações urbanas, porém sem vínculo com a regulamentação que trata da escala do edifício, tampouco com características do ambiente natural tais como a abóbada celeste. Considerando a necessidade e possibilidade de controle da disponibilidade de iluminação natural no ambiente interno em função de variações nos parâmetros citados, o objetivo principal desta tese é analisar as contribuições da malha urbana, vias e edificações obstruidoras, qualificando suas características, de forma a contribuir para a disponibilidade da iluminação natural no ambiente interno. São considerados os seguintes parâmetros no que diz respeito às vias: largura, orientação e características das superfícies refletoras. No que diz respeito às edificações obstruidoras são considerados os seguintes parâmetros: altura e afastamentos frontais e laterais, e características das superfícies refletoras. A consideração dos parâmetros permitiu o entendimento de sua efetiva relevância na disponibilidade de iluminação natural no ambiente interno, onde foram observados três aspectos principais: a) a média anual de iluminância interna, b) os percentuais de horas do dia enquadrados nos intervalos das UDI (Useful Daylight Illuminance), c) os percentuais de iluminância provenientes do Céu e do Sol para o ambiente interno. A metodologia de trabalho foi aplicada em um cenário urbano, caracterizado por um recorte urbano na cidade de Vitória - ES. Na simulação da disponibilidade de iluminação natural no ambiente interno foi utilizada a ferramenta computacional TropLux. A metodologia de trabalho englobou duas fases. Na primeira fase foi utilizado o cenário urbano, caracterizado com real, e o cenário simplificado, gerado a partir da simplificação das formas do cenário real. Na simulação dos cenários foram obtidos os dados referentes ao valor da média anual de iluminância interna dos 15 céus padrão da CIE. Comparados os valores foram tomados três céus, os quais representam o valor mínimo, o valor mediano, e o valor máximo. Na segunda fase do trabalho foram realizados cinco grupos de simulações em função dos parâmetros analisados e dos três tipos de céus encontrados na primeira fase do trabalho. Os resultados finais confirmaram a relevância de cada um dos parâmetros na disponibilidade de iluminação natural no ambiente interno, com menor relevância para o parâmetro afastamento. Constatou-se que há intervalos de larguras de vias e de alturas de edificações obstruidoras que geram maiores taxas de variação na iluminação do ambiente interno. Verificou-se que há uma relação proporcional entre a largura de via e altura das edificações adequada para garantia de iluminação natural no intervalo suficiente das UDI. Conclui-se a possibilidade de aplicação dos resultados nas regulamentações urbanas, como forma de garantir disponibilidade de iluminação natural no ambiente interno.

Data de defesa: 03/2010

• Andréa Coelho Laranja [Autor(a)]