Teses e Dissertações

Prototipicidade e concepção arquitetônica: em busca da construção do sentido de pertinência

Tese de Doutorado

Tese de Doutorado

A partir de uma constatação a respeito da grande diversidade dos referenciais de concepção e julgamento da arquitetura, esta tese visa contribuir com a proposta de uma estratégia experimental alternativa aos desenvolvimentos projetuais pautados na priorização ao atendimento dos condicionantes habitualmente considerados como incontornáveis e mais objetivamente contextuais em uma dada situação de projeto. Para tanto, interrogamos a adequação de se utilizar conceitos ditos inusitados – introduzidos como inputs deliberadamente alheios ao domínio da arquitetura – como um instrumento que propicie o alargamento do espectro de abrangência das possibilidades latentes na resolução de um problema de projeto arquitetônico. Sustentamos que, nem por isto, estes desenvolvimentos tenham deixado de contemplar a gama dos condicionantes projetuais em seus mais variados aspectos, ensejando o desenvolvimento de soluções arquitetônicas tão viáveis quanto as produzidas por abordagens conceptuais mais usuais. Formulado como um concurso envolvendo arquitetos projetistas, a realização de um experimento prático de concepção arquitetônica revelou como os referidos inputs foram apropriados como estímulos indutores da criatividade. Observamos que a estratégia induzida operou de maneira indireta, incitando os participantes a descontextualizarem a situação da intervenção arquitetônica para que, a partir das mais diversas associações analógicas, se tornasse possível o exercício de construção de novas relações de pertinência entre as preexistências contextuais e o inusitado. Além de ter permitido vislumbrar uma nova perspectiva para a metodologia de concepção em arquitetura, os resultados obtidos também ensejaram tecer considerações relevantes sobre os valores pautados no julgamento arquitetônico, assim como seus rebatimentos possíveis na avaliação de projetos de arquitetura.

Data de defesa: 03/2010

Pessoa

  • Artur Campos Tavares Filho [Autor(a)]
  • Guilherme Carlos Lassance [Orientador(a)]

Curso

  • Doutorado PROARQ

Linha de Pesquisa

  • Teoria e Ensino de Arquitetura