A Geometria Descritiva em Ensino de Arquitetura e Urbanismo e as Ferramentas CAD: diálogos possíveis

O ensino de geometria descritiva, em escolas de arquitetura e urbanismo brasileiras, se justifica como fundamento geométrico aos processos de concepção, representação e construção da forma. Houve, nos últimos anos, com o surgimento de ferramentas digitais CAD (Computer Aided Design), uma dinâmica de transformação nestes processos, o que demandou modificações no ensino de arquitetura e urbanismo. Esta pesquisa objetivou contribuir investigando o papel que a geometria, em particular a geometria descritiva, possa ter neste contexto de adequação, ao buscar novos caminhos para o seu ensino. Primeiro se pesquisou as mudanças que as ferramentas de desenho poderiam inferir nas operações sobre a forma, isso por pesquisa bibliográfica. A seguir, aplicou-se um experimento, onde estudantes de arquitetura e urbanismo, com o conhecimento prévio de geometria descritiva e ferramentas analógicas, foram expostos a ferramentas CAD, visando explorar as relações usuais e, em seguida, as não usuais, entre a geometria descritiva e as ferramentas digitais. O experimento durou quatro meses e foi acompanhado por observação, a interpretação dos dados coletados mostrou ser possível se estreitar o diálogo da geometria descritiva com as ferramentas CAD, especialmente quando se amplia sua aplicação, indo além do uso tradicional, que costuma restringi-la à épura e associá-la exclusivamente ao uso de ferramentas gráficas analógicas.

Palavras-chave: geometria descritiva, educação gráfica, ensino de arquitetura, ferramentas CAD, educação do olhar.

Data de defesa: 30/03/2017

• Andrea Queiroz da Silva Fonseca Rego