Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - UFRJ: um projeto em permanente construção

Tese de Doutorado

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ está instalado em um edifício projetado e construído entre as décadas de 1950 e 70 que precisa ser adequado às atuais demandas de cuidado, ensino e pesquisa na saúde. As exigências colocadas à arquitetura dos hospitais hoje trazem desafios que incluem alta eficiência funcional, capacidade de constante mudança, ambiente seguro e humanizado, baixo impacto ambiental, acessibilidade e integração na cidade. A arquitetura do HUCFF não tem condições de se adequar a esta realidade em razão das transformações conceituais e tecnológicas que definem sua concepção espacial. Este trabalho faz uma discussão dos atuais desafios da arquitetura através do estudo de caso do hospital e as dificuldades de seu contexto. O esclarecimento das características que determinam a obsolescência e suas razões é realizado por meio da apresentação da história do projeto de arquitetura e construção, da compreensão dos principais conceitos e desafios presentes na arquitetura dos atuais hospitais e análise do requisito de flexibilidade do edifício com uma abordagem qualitativa. Constata-se que o projeto modernista previsto para o hospital nunca foi plenamente realizado, o que contribuiu para aspectos da organização e configuração física, da concepção dos espaços técnicos e das barreiras físicas presentes, que limitam as possibilidades de adequação do edifício. Conclui-se que sua arquitetura não é capaz de atender às exigências do hospital de excelência porque possui conceito de flexibilidade não compatível com a atualidade. Os resultados alcançados implicam a necessidade de reavaliação das discussões acerca do edifício.

Palavras-chave: Arquitetura hospitalar. Hospital universitário. Projeto. Requisitos. Flexibilidade.

Data de defesa: 31/03/2017

• Arquitetura, Projeto e Sustentabilidade