O lugar do pátio escolar: Reunindo descobertas produzidas na observação de quatro escolas públicas no município do Rio de Janeiro

Este trabalho apresenta a pesquisa realizada no âmbito da dissertação de mestrado no PROARQ-FAU/UFRJ, que visa articular as descobertas realizadas em um conjunto representativo de diferentes tipos de pátio escolar de escolas de ensino fundamental municipais do Rio de Janeiro, analisando as relações de uso, forma e apropriação desses espaços, considerando: (a) diferentes tipos de edificações; (b) diferentes períodos de tempo; (c) diferentes formas de inserção no entorno; (d) diferentes padrões formais e de desenho. Está vinculado ao projeto de pesquisa O Lugar do Pátio Escolar no Sistema de Espaços Livres: uso, forma e apropriação. O enfoque no pátio escolar enquanto ambiente educador pretende relacionar o desenvolvimento da criança com o ambiente físico escolar, analisando e caracterizando o caráter pedagógico e a qualidade das áreas livres e do ambiente construído. Com base no reconhecimento da importância do pátio escolar como uma recorrência referencial na percepção dos usuários é possível considerar o pátio escolar como um lugar da socialização, de troca, de convívio, bem como de exploração e de experimentação. A pesquisa reúne em torno de um mesmo conjunto de objetos de estudo, três diferentes grupos de pesquisa que tratam, respectivamente, dos ambientes para a educação – Grupo Ambiente Educação (GAE), da avaliação tipo-morfológica dos espaços livres – Grupo Sistema de Espaços Livres do Rio de Janeiro (SEL-RJ) e da avaliação pós-ocupação – Grupo Qualidade do Lugar e Paisagem (ProLUGAR). Para realizar o entrelaçamento das descobertas dos três grupos de pesquisas envolvidos foi utilizada a matriz das descobertas.

Palavras-chave: pátio escolar, espaço livre, Rio de Janeiro.

Data de defesa: 26/03/2013

• Alice de Barros Horizonte Brasileiro