O ensino da representação gráfica digital aplicada ao desenvolvimento do projeto: O caso da FAU-UFRJ

Essa dissertação verificou como o ensino da representação gráfica digital aplicada ao desenvolvimento de projeto está sendo contemplada no currículo do curso de graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ), quanto aos itens relativos ao desenvolvimento de competências e habilidades de representação e tratamento de informações. Atualmente, os meios digitais se tornaram imprescindíveis ao trabalho do arquiteto urbanista, pela suas vantagens operativas, mas principalmente pelos recursos de auxílio à projetação,. Nesse sentido, a modelagem digital vem ampliando as possibilidades criativas, por meio de simulações e interatividade. Esse processo provoca também a necessidade de um redirecionamento no ensino de arquitetura e urbanismo. Percebeu-se, que na formação do arquiteto há um descompasso quanto aos avanços da tecnologia e o ensino da representação do projeto de arquitetura e urbanismo. Deste modo, o trabalho mostrou um breve retrospecto evolutivo das técnicas de representação gráfica de projeto do século V até o início do século XXI. Apresentou um panorama da formação do arquiteto urbanista até o século XX e mostrou o estudo de caso realizado na FAU-UFRJ. O trabalho baseou-se em três técnicas de pesquisa. Bibliográfica para o referencial teórico, em livros, teses e dissertações, além de sites da internet, relativos ao tema proposto. Documental para levantamento de ementas e conteúdos que se aliou à pesquisa de campo, na qual se utilizou a aplicação de questionários, a professores e alunos. Por meio de análises dos dados levantados observaram-se aspectos relevantes para o objetivo proposto.

Palavras-chave: Ensino. Expressão e Representação. Projeto de arquitetura e urbanismo. Meios digitais.

Data de defesa: 27/03/2013

• Cristina Cerqueira Buery [Autor(a)] (2013)
  • Maria Angela Dias [Orientador(a)]
  • Naylor Barbosa Vilas Boas