Teses e Dissertações

Sólidos Dinâmicos e o desenvolvimento da concepção espacial – O caso da disciplina de Geometria Descritiva no curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU-UFRJ

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Esta dissertação trata da proposição de um instrumento didático, que utilize a construção e a manipulação de Sólidos Dinâmicos no ensino-aprendizado das disciplinas de Geometria Descritiva ministradas às classes de Arquitetura, com a finalidade de ampliar as habilidades cognitivas dos alunos para capacitálos à faculdade da abstração espacial, intrínseca ao seu campo de trabalho. A concepção deste instrumento e a metodologia utilizada em sua construção são fundamentadas nas teorias sobre o desenvolvimento tátil de Griffin & Gerber e também nas proposições de Gardner sobre as Inteligências Múltiplas, que destaca a Inteligência Espacial como um talento humano específico. São também relatados os resultados obtidos com o teste e aplicação do instrumento didático nas turmas de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UFRJ.

Palavras-chave: educação, geometria descritiva, arquitetura, concepção espacial.

http://objdig.ufrj.br/21/teses/819709.pdf

Data de defesa: 30/08/2013

Pessoa

  • Daniel Wyllie Lacerda Rodrigues
  • Leonardo Costa Bueno [Autor(a)]
  • Maria Angela Dias [Orientador(a)]
  • Paulo Afonso Rheingantz

Curso

  • Mestrado Acadêmico PROARQ

Linha de Pesquisa

  • Teoria e Ensino de Arquitetura