A geometria de Gaspard Monge: o método descritivo que prescinde da técnica da dupla projeção ortogonal e independe dos meios de representação

Formar pensadores para que um dia eles se tornassem aptos a empregar proficuamente o conhecimento adquirido, para o seu benefício próprio e o da nação, era o objetivo da nova proposta de ensino das escolas francesas, em 1795. Nas lições de Gaspard Monge, que datam desta época, a geometria espacial é ensinada de modo privilegiado e único, por meio da descrição de seus entes fundamentais (ponto, linha e superfície) e de suas relações recíprocas. No estudo aqui apresentado realiza-se uma tradução livre de parte destas lições, em que esta “geometria descritiva” é destacada. Complementa-se o texto com desenhos que representam as configurações geométricas idealizadas pelo professor. Em razão do incremento das técnicas de representação de projeto, considera-se a exigência de uma postura crítica, por parte do profissional, no sentido de estabelecer a relação entre o objeto concebido e o instrumental utilizado para sua documentação. Pondera-se, também, que o uso profícuo de uma técnica requer a compreensão do saber nela implícito. Diante disto, argumenta-se que o pensamento desenvolvido por Monge é aplicável às diversas técnicas de representação do espaço tridimensional, fundamentando-se na metodologia de resolução de problemas de George Polya. Considera-se, portanto, a relevância de proporcionar embasamento teórico, aos profissionais das artes e da arquitetura, que contribua com o processo experimental empírico disponibilizado pelas técnicas digitais. O estudo evidencia que o ensino de uma geometria “descritiva” prescinde do emprego da técnica da dupla representação ortogonal.

Palavras-chave: geometria descritiva; geometria espacial; resolução de problemas; educação gráfica; educação do olhar.

Data de defesa: 08/03/2016

• Andrea Queiroz da Silva Fonseca Rego