Conforto ambiental nas escolas públicas de ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro: uma contribuição à qualidade arquitetônica a partir da seleção do terreno e da implantação

A qualidade ambiental no ambiente construído abrange uma variedade de aspectos e está inserida na ampla problemática da sustentabilidade em todas as suas dimensões. A presente pesquisa concentra-se nos requisitos de qualidade ambiental para a edificação escolar que se relacionam com o conforto ambiental: higrotérmico, visual e acústico, e a eficiência energética. A prática da padronização do projeto, onde o mesmo é implantado em diversos terrenos, e a difícil obtenção de lotes adequados em áreas urbanas estabelecidas, geram frequentes problemas de implantação para as escolas públicas da cidade. A hipótese levantada neste estudo é que os terrenos utilizados para a construção das escolas públicas de Ensino Fundamental da cidade do Rio de Janeiro frequentemente se revelam inadequados, sob o aspecto do conforto ambiental, aos projetos padronizados neles implantados. O trabalho tem por objetivo discutir sobre as questões relacionadas com o conforto ambiental nas escolas, enfocando os aspectos de planejamento e de concepção de projeto relativos à seleção do terreno e à implantação da edificação. Visa-se pontuar recomendações de auxílio ao processo projetual de novas escolas. A partir de um suporte teórico construído, são apresentadas as principais estratégias de projeto para edificações escolares com climatização natural (e eventualmente artificial) localizadas no clima tropical úmido, e delas se extrai os quesitos arquitetônicos referenciais que devem ser observados na fase de concepção. Em virtude do recorte deste trabalho, os quesitos tomados para referência são aqueles relacionados à elaboração do plano de massas e ao tratamento do ambiente externo. Em seguida, são tratadas as estratégias conceptuais para a arquitetura escolar com ênfase na adequação da edificação ao sítio/terreno, para fins de conforto ambiental dos usuários e de qualidade para o espaço educacional. Finalmente, são analisadas três escolas à luz dos quesitos arquitetônicos referenciais, e apresentados os resultados e as conclusões gerais do trabalho.

Palavras-chave: 1. Conforto Ambiental 2. Arquitetura Escolar 3. Seleção de Terreno

Data de defesa: 29/03/2016

• Alice de Barros Horizonte Brasileiro