Os Ginásios Experimentais Cariocas no contexto da educação integral no Rio de Janeiro: O Lugar da arquitetura e da cidade

A partir de um cenário de forte movimentação pela Educação Integral no Brasil – com diversas iniciativas governamentais nos diferentes níveis e setores da sociedade civil - a Secretaria de Educação do município do Rio de Janeiro possui este desafio pedagógico da Educação Integral que vem ao encontro da necessidade de melhoria do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), índice que avalia o desempenho brasileiro. Nesse contexto, percebemos a necessidade de se fazer o planejamento de novas escolas, além da adaptação das escolas existentes, para que atendam ao novo projeto pedagógico. Buscando dar subsídio ao projeto arquitetônico, que vem sendo realizado pela RioUrbe, em parceria com a SME, esta pesquisa tem como objetivo principal contribuir com recomendações e estratégias de projeto como ferramentas de apoio à concepção do ambiente escolar da Educação Integral, integrando aspectos ambientais, pedagógicos, culturais e sociais, a partir da APO – Avaliação Pós Ocupação de seis Escolas do Ensino Fundamental, para o segundo segmento (GEC- Ginásio Experimental Carioca), da cidade do Rio de Janeiro. Como resultado final, foi elaborado um conjunto recomendações de projeto, com base conceitual de alguns pesquisadores nacionais e internacionais e no documento de referência nacional produzido pelo GAE – Grupo Ambiente e Educação/UFRJ, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, a partir de uma consultoria solicitada pelo MEC: “Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil” (BRASIL, 2005). Diante desse novo cenário da educação, o principal questionamento que impulsionou essa pesquisa diz respeito à compreensão de como a arquitetura pode materializar a proposta da educação integral, isto é, qual o lugar da arquitetura e da cidade na educação integral. Identificamos escolas muito “distantes” do seu entorno e da comunidade local. Os territórios educativos e a intersetorialidade pregada pela Educação Integral do Programa Mais Educação quase não são contemplados pela gestão escolar. Além disso, a arquitetura e os espaços disponíveis em cada escola são muito diferentes, umas das outras, cada estrutura atende também de maneira muito distinta. Apesar dessa discrepância entre as escolas analisadas, há uma boa satisfação geral e apontam os GEC como referência, os comparando às escolas que já estudaram. Ao identificar diversas deficiências, encontradas em todas as escolas pesquisadas, podemos entender que a hipótese proposta, A arquitetura e o entorno das escolas de Ensino fundamental, Ginásios Cariocas, existentes na rede municipal do Rio de Janeiro, desconsideram a complexidade de abordagens e conceitos que envolvem a temática da Educação Integral e seus ambientes e entorno não materializam o discurso da proposta pedagógica, pôde ser comprovada.

Data de defesa: 31/03/2016

• Alice de Barros Horizonte Brasileiro