Teses e Dissertações

Escola inclusiva e acessibilidade plena: Ambiências Escolares de Educação Profissional e Tecnológica Experienciadas por Alunos com Deficiência Visual.

Tese

Tese de Doutorado

Na inclusão social, a Educação deve ser para todos; assim como a Arquitetura, que se relaciona ao aspecto da Acessibilidade, geralmente trabalhada nas dimensões física, espacial e comunicacional. Avançamos nesse conhecimento através do estudo da Acessibilidade Plena, introduzido por Duarte e Cohen (2012), que sustenta que também é preciso abranger o aspecto da empatia e a promoção de condições de experienciação do lugar. Logo, defendemos que há fatores característicos da associação entre Educação Inclusiva e Acessibilidade Plena, para além de dimensões físico-espaciais, que representam atributos qualitativos para a promoção da inclusão e da qualidade de vida de alunos com deficiência nas escolas. Por meio de um embasamento teórico, apresentamos conceitos de Educação e Arquitetura, reunidos conforme abordagem pretendida, e identificamos quatro critérios relacionados às ambiências escolares: afetividade, experienciação, interação e atitude. Considerando como desafio a pesquisa referente aos discentes com deficiência visual em instituições de ensino profissional e tecnológico, determinamos o pressuposto secundário de que é possível inserir parâmetros subjetivos e experienciais nas análises de espaços de ensino, de forma a permitir maior compreensão da vivência desses alunos no âmbito da arquitetura escolar voltada a esse segmento educacional. Deste modo, também são expostos processos de análise das ambiências vivenciadas pelo respectivo grupo social nesse tipo de instituição. Os resultados indicam que a associação entre os contextos educacional e arquitetônico evidencia dimensões sensíveis a serem consideradas nessas análises e que o procedimento metodológico utilizado auxilia sua compreensão. Assim, o trabalho contribui para as propostas e ações escolares, que visam inclusão e qualidade de vida.

http://objdig.ufrj.br/21/teses/857262.pdf

Data de defesa: 28/09/2016

Pessoa

  • Aline Couto da Costa [Autor(a)]
  • Cristiane Rose de Siqueira Duarte [Orientador(a)]
  • Giselle Arteiro Nielsen Azevedo
  • Luigi Biocca
  • Maria Júlia de Oliveira Santos
  • Ramon Silva de Carvalho
  • Regina Cohen [Orientador(a)]

Linha de Pesquisa

  • Cultura, Paisagem e Ambiente Construído

Curso

  • Doutorado PROARQ