O pensamento complexo no trabalho final de graduação: Uma investigação no curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal Fluminense

Tese

Esta tese apresenta uma discussão sobre inserção do ensino superior no âmbito das escolas profissionalizantes, culminando com a atual situação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Discute-se a possibilidade de o caráter técnico-profissionalizante dessas escolas, atrelado aos interesses do mundo produtivo e, portanto, configuradores de uma educação redutora e fragmentada, possam estar predominando no ensino superior de longa duração, como é o caso do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal Fluminense — CAU-IFF. Conforme prega a Reforma da Educação Superior de 2004, este nível de ensino deve ter a “responsabilidade com a atualização do conhecimento e a implementação de processos pedagógicos que valorizem a iniciativa dos estudantes, o trabalho em equipe, o espírito crítico e inovador”. Nesse sentido, entende-se que, no contexto do ensino superior, há que se atentar para uma formação estimuladora da criatividade, tomada em seu amplo sentido, como capacidade de gerar novas ideias, o que pressupõe um sujeito inventivo e antes, reflexivo e crítico. Entendendo que é colocado à Instituição, nessa perspectiva, um grande desafio, ergueu-se a questão de fundo desta tese: Está o CAU-IFF oportunizando uma aprendizagem incentivadora da reflexão e da crítica, oferecendo processos de ensino-aprendizagem emancipadores, visando a formação de arquitetos capazes de exercitar um pensamento articulador de problemas e criativo? Para a investigação dessa questão o Trabalho Final de Graduação — TFG foi eleito como objeto de pesquisa, por ser ele a última produção avaliada dentro do contexto de ensino-aprendizagem elaborada pelo aluno. Partiu-se da hipótese que o CAU-IFF não estaria oportunizando aos estudantes uma construção do TFG com base no exercício do pensamento questionador e problematizador, visto que se pauta centralmente em pressupostos tecnicistas em sentido redutor para construir os processos de ensino-aprendizagem. Tendo em vista essa hipótese, o TFG foi investigado a partir das falas dos alunos e dos componentes das bancas avaliadoras nas sessões relativas à turma do primeiro semestre de 2016, no intuito de evidenciar e compreender os valores que direcionam o curso, assim como a capacidade de construção do problema projetual pelo aluno em final de formação. A partir de uma lente teórica construída com base nos conceitos de pensamento complexo e cabeça bem feita de Edgar Morin e na ideia de problema projetual como problema pernicioso de Richard Buchanan, foram discutidos os dados obtidos. Concluiu-se que o curso pauta-se centralmente em aspectos técnicos e normativos para conformar os processos educativos e que uma educação arquitetônica centrada nesses aspectos de modo redutor pode estar comprometendo a formação dos arquitetos como sujeitos capazes de integrar saberes na construção e resolução de problemas. Porém entende-se que os processos educativos na Instituição possam evoluir, buscando outros patamares e vieses de desenvolvimento, o que constitui-se um desafio que se coloca a uma Instituição centenária, que tem grande raio de influência na região norte e noroeste fluminense, a ser enfrentado coletivamente pela comunidade escolar, em especial, pelos professores do curso.

Data de defesa: 29/09/2016

• Guilherme Carlos Lassance [Orientador(a)]