O valor e o caráter do edifício escolar: adequação de uso nas escolas de ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro - E.M. Gonçalves Dias, E.M. Barão de Macahubas e E.M. Sarmiento

A história da arquitetura escolar carioca nos mostra que as soluções espaciais adotadas em cada momento histórico, materializavam as práticas pedagógicas e as políticas públicas educacionais vigentes. Nos séculos passados, os edifícios escolares implantados no meio urbano dialogavam com o entorno expressando seu valor como marcos referenciais daquele contexto sociocultural e político. No entanto, com um traçado urbano muitas vezes modificado, atendendo a outras necessidades e funções, muitos desses edifícios ainda hoje se mantêm em uso, ainda com a mesma função original educativa, como verdadeiros testemunhos de uma história expressa na sua arquitetura e imagem institucional, que perduraram pelo tempo. Essa pesquisa tem por objetivo avaliar as condições de adaptabilidade de usos em escolas de Ensino Fundamental representativas de três períodos emblemáticos da produção de arquitetura escolar carioca. Através da valorização do patrimônio escolar e sua memória, justificar e condicionar, a partir de um conjunto de diretrizes, a permanência espaço-temporal dessas instituições, enquanto marcos referenciais da arquitetura escolar e história da cidade do Rio de Janeiro. Vinculada à linha de pesquisa Cultura, Paisagem e Ambiente Construído do Programa de Pós-graduação em Arquitetura – PROARQ-FAU/UFRJ, essa pesquisa dá continuidade e busca entrelaçar os conhecimentos produzidos pelos grupos de pesquisa Ambiente-Educação (GAE), Qualidade do Lugar e da Paisagem (ProLUGAR), relacionados à reflexão sobre a qualidade dos ambientes educacionais. A partir da aplicação conjunta dos conceitos, métodos e instrumentos de pesquisa utilizados pelos dois grupos, percebeu-se, nessa pesquisa, que no geral a arquitetura escolar (inclusive a contemporânea) ainda não dialoga com os objetivos da educação. Reformar, readequar, readaptar uma escola não representa toda a solução desse problema. A valorização dessas instituições é sim a questão principal, e para isso é fundamental entender quais são as necessidades dos novos sujeitos da escola, para a constituição de um lugar de aprendizagem.

Data de defesa: 11/03/2016

• Alice de Barros Horizonte Brasileiro