Arquitetura Escolar e Qualidade Ambiental. Avaliação Pós-ocupação em Duas Escolas de Volta Redonda - RJ: Instituto Educacional Professor Manoel Marinho e Centro Integrado de Educação Wladir de Souza Telles

Diante do crescimento desordenado das cidades e da ausência em grande parte de zoneamentos urbanos definidos que comprometem a qualidade ambiental das edificações, buscou-se realizar uma pesquisa de pós-ocupação em escolas públicas de Volta Redonda (RJ), cidade que tem sua importância demarcada a nível nacional e regional, desde a estruturação da CSN e sua Vila Operária em 1941. As intervenções urbanísticas e a qualidade do patrimônio da cidade foram marcadas ao longo dos anos, pelo continuado apoio da CSN, fato que não mais ocorre. Hoje, a cidade e suas edificações se apresentam num outro contexto político, econômico e social. Procurou-se delimitar a pesquisa em duas escolas, consideradas como exemplos significativos de tipologias arquitetônicas, implantadas em épocas distintas nesta cidade, e assim analisar as relações destas com a malha urbana de entorno e com seus usuários. São elas: o Instituto Educacional Professor Manoel Marinho, implantado ao final da década de 40, construída quando da fundação da cidade e o Centro de Educação Integrada Wladir de Souza Telles, realizado em 2008 pela Prefeitura Municipal. Pretende-se verificar se houve transformações substanciais na concepção ou na renovação destes espaços, e verificar se houve ou não uma redução do padrão arquitetônico ao longo do tempo, considerando-se as questões energético-ambientais. Com base nos conceitos da Sustentabilidade (sócio-cultural, energético-ambiental, e econômico) foram selecionados alguns pontos para análise nestas duas edificações escolares: qualidade arquitetônica; condições de uso; e características de seu entorno ambiental. A partir dos resultados obtidos são apresentadas recomendações a curto e longo prazo, além de diretrizes para novos projetos, tendo em mente as melhores condições de uso e funcionalidade; as questões da qualidade ambiental e arquitetônica.

Data de defesa: 09/11/2009

• Arquitetura, Projeto e Sustentabilidade