Edifícios Residenciais de Firmino Saldanha: Morar Moderno na Zona Sul do Rio de Janeiro

Os edifícios residenciais projetados pelo arquiteto gaúcho Firmino Fernandes Saldanha (1905-1985) entre os anos 1934 e 1950 e situados na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro são o objeto deste estudo. Justifica-se já que tanto o tema quanto o arquiteto foram pouco estudados pela historiografia brasileira. Tem como objetivo principal verificar os caminhos que o arquiteto escolheu para responder ao programa residencial de uma faixa da população desta área da Cidade, discutir a qualidade destes espaços e observar como dialoga com os arquitetos modernos do seu tempo. Através da investigação acerca da trajetória do arquiteto, procurou-se produzir uma panorâmica sobre sua obra e levantar exemplos sobre os quais fosse possível empreender uma análise através de categorias aplicadas segundo abordagem pelo modo interpretativo da forma arquitetônica. Foram encontrados vinte edifícios de apartamentos projetados pelo arquiteto, dentre os quais doze foram selecionados para a composição do corpus da pesquisa. Formado em 1931 pela Escola Nacional de Belas Artes (ENBA) nesta cidade, Saldanha foi ainda estudante influenciado pelas idéias modernas discutidas nos CIAM e aderiu à Nova Arquitetura. A convivência direta com Le Corbusier em 1936 aliada ao prévio conhecimento de sua doutrina contribuiu para sua formação moderna. Iniciou-se na vida profissional nos anos 1930, ao mesmo tempo em que a cidade se verticalizava. As condicionantes para a verticalidade carioca e os aspectos particulares de sua sociedade nos permitiram concluir que, naquele momento, morar em Edifício de apartamentos era sinônimo de bem morar, de morar moderno.

Palavras-chave: Firmino Fernandes Saldanha (1905 - 1985); Arquitetura Moderna - século XX; Edifícios de apartamentos no Rio de Janeiro

Data de defesa: 19/02/2009

• Cláudia Carvalho Leme Nóbrega