Coberturas Naturadas e Qualidade Ambiental: uma Contribuição em Clima Tropical Úmido

Dissertação

Este trabalho tem como objetivo avaliar a importância potencial das coberturas naturadas no âmbito da sustentabilidade, eficiência energética e conforto ambiental nas edificações, em centros urbanos com clima tropical úmido. Inicialmente, algumas ocorrências históricas das coberturas naturadas são apresentadas através de uma revisão junto a registros obtidos desde a arquitetura vernacular, à arquitetura contemporânea. No segundo capítulo são apresentados dados das características técnicas e construtivas das coberturas, permitindo uma avaliação dos materiais, da vegetação e do sistema que podem ser utilizados. O terceiro capítulo da dissertação procura analisar os atributos das coberturas naturadas, face a princípios de qualidade ambiental, utilizando a visão francesa da Alta Qualidade Ambiental, o HQE®. Definidos os atributos e suas relevâncias dentro de cada alvo do sistema HQE®, foi possível selecionar alguns mais significativos, dentre eles, a qualidade da cobertura naturada como isolamento térmico. A eficiência potencial deste atributo em clima tropical úmido é discutida no capítulo quatro. Foram realizadas simulações em um protótipo modelo, alternando somente o tipo de cobertura utilizada, com as condições climáticas da cidade do Rio de Janeiro. Foi escolhido o software Energy Plus 2.1, por incluir em seus algoritmos, um modelo detalhado para a utilização de coberturas naturadas. vi Da análise das respostas obtidas foi observado que enquanto elemento para obtenção de conforto térmico, a cobertura naturada apresenta um excelente desempenho, tratando-se de um excelente isolante térmico, devido principalmente ao seu substrato. Entretanto, outros tipos de cobertura apresentam desempenhos bem próximos ao da cobertura naturada. Devido ao resultado das simulações, levanta-se a hipótese de uma ausência ainda do real papel do elemento vegetal na constituição das equações de balanço térmico dos simuladores atuais, notadamente no Energy Plus 2.1.

DOWNLOAD

Data de defesa: 06/08/2008