A Qualidade do Lugar em Escola Pública Padronizada: Estudo de caso na Escola Municipal Tia Ciata

O presente trabalho tem o objetivo de analisar a importância da Qualidade do Lugar em escola pública padronizada, no município do Rio de Janeiro como um lugar gerador de experiências e sensações para seus usuários, considerando sua função como instituição importante para o desenvolvimento e formação de indivíduos. A pesquisa adota como estudo de caso a Escola Municipal Tia Ciata localizada na Praça Onze. Para analisar a questão adotou-se como metodologia a Avaliação Pós Ocupação (APO), por meio de uma abordagem multi-métodos, com perspectiva interdisciplinar, na qual a participação dos usuários foi fundamental para a avaliação da qualidade do ambiente. Essa metodologia permitiu conhecer os pontos positivos e negativos do objeto de estudo e compreender as necessidades e valores que os usuários almejam e visualizam no edifício. A conclusão desse trabalho propõe uma discussão sobre a qualidade do Lugar em projetos escolares padronizados e sua influência na relação usuário-ambiente.

Data de defesa: 26/06/2008

• Cultura, Paisagem e Ambiente Construído