Materiais de Construção e Acabamento para Escolas Públicas na Cidade do Rio de Janeiro: uma Reflexão sob Critérios de Sustentabilidade

A indústria da construção civil representa uma das atividades humanas de maior impacto sobre o meio ambiente, com destaque negativo para a produção de materiais. Ambientes construídos destinados a quaisquer fins devem, cada vez mais, incorporar os conceitos de sustentabilidade; sendo que na edificação escolar, esta questão deve ser ainda mais valorizada, pelo papel por ela desempenhado no processo de construção do conhecimento. O presente trabalho tem por objetivo conhecer os principais elementos a serem considerados para a seleção dos materiais de construção e acabamento das Escolas Públicas de Ensino Fundamental de nossa cidade, enfocando principalmente a dimensão ambiental da sustentabilidade. A partir de uma pesquisa quanto aos recursos existentes para avaliação de desempenho dos materiais e quanto à sustentabilidade na edificação escolar, chega-se ao exame de uma série de características desejáveis a estes materiais. Em seguida, é feita uma investigação referente ao desempenho dos principais materiais utilizados em nossa rede pública de ensino, através de visitas, entrevistas, pesquisa bibliográfica, observação e análise. Alguns destes materiais são então examinados mais detidamente através do cruzamento entre as informações obtidas e as características desejáveis adotadas como parâmetros. Finalizando, são expostas as conclusões gerais do trabalho, destacando a importância da escolha consciente, satisfazendo o maior número de condições possível e, principalmente, sabendo priorizar as características que sejam fundamentais a cada projeto. Além de que, apresenta recomendações geradas em auxílio à tomada de decisões, considerando as especificidades do grupo de escolas em questão, e também as limitações pertinentes à nossa realidade local e atual.

Data de defesa: 11/03/2008

• Arquitetura, Projeto e Sustentabilidade