Territórios no Ensino de Introdução à Concepção Arquitetônica

Esta dissertação trata da escolha dos conteúdos que figuram no ensino de introdução à concepção arquitetônica tendo como horizonte empírico um conjunto de oito escolas brasileiras. A abordagem proposta para trabalhar o tema percorre duas vias paralelas. De um lado, traz uma pesquisa bibliográfica que aborda o conhecimento na prática da concepção arquitetônica, apresenta algumas tradições forjadas na problemática tarefa do ensino de arquitetura e examina, a grandes rasgos, a trajetória institucional do ensino de arquitetura no Brasil. Do outro lado, o trabalho apresenta um levantamento empírico – sem pretensões ser exaustivo ou tatisticamente representativo do quadro nacional – no qual identifica e atribui nomes aos conteúdos trazidos em diferentes exercícios didáticos propostos em ateliês de primeiro ano em certo conjunto de escolas brasileiras. Ao fim, são feitas algumas considerações com o objetivo de levantar questões sobre as escolhas pedagógicas no âmbito do ensino de introdução da concepção arquitetônica.

Data de defesa: 28/02/2008

• Guilherme Carlos Lassance [Orientador(a)]