Teses e Dissertações

O LUGAR DO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Estudo de Caso: Creche Doutor Paulo Niemeyer

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Essa dissertação busca refletir sobre os aspectos ambientais referentes às Unidades de Educação Infantil que interfiram no desenvolvimento da criança pequena, em uma abordagem interacionista usuário-ambiente e de caráter multidisciplinar, aliando principalmente os conhecimentos de arquitetura, psicologia, geografia humanista e educação. Com esse olhar estarse- á investigando o caráter qualitativo do ambiente de Educação Infantil voltado para sua valorização, significação e conseqüente construção do “lugar”, dentro dos conceitos de Yi Fu Tuan. A influência desses valores atribuídos através da experienciação da criança no ambiente será observada sob a ótica interacionista de Piaget e sócio-histórica de Vygotsky, estudando a influência de tal interação no desenvolvimento infantil. Após a identificação desses aspectos, abordou-se como Estudo de Caso a creche institucional da Prefeitura municipal do Rio de Janeiro, creche Doutor Paulo Niemeyer. Adotou-se na pesquisa a metodologia da Avaliação Pós-ocupação (APO), de forma a investigar os aspectos ambientais, não só sob a ótica do pesquisador, como também valorizar a opinião dos usuários, uma vez que esse trabalho é pautado na vivência e na experiência ambiental. Tabulados os resultados da pesquisa procurou-se relacioná-los à conceituação teórica, dentro do caráter multidisciplinar proposto, criando recomendações de melhorias ou interferências, não só para a instituição abordada, como também visando futuros projetos de Unidades de Educação Infantil. Com essa dissertação espera-se estar contribuindo para a concepção dos projetos dos ambientes de Educação Infantil voltados, sobretudo, para seu caráter educativo, com uma arquitetura mais responsiva e comprometida com a educação da criança pequena ou, em última análise, com a educação do país como um todo.

Palavras-chave: Percepção; experiência; ambientes de Educação Infantil; Avaliação Pós-ocupação

http://objdig.ufrj.br/21/teses/698985.pdf

Data de defesa: 28/02/2008

Linha de Pesquisa

  • Cultura, Paisagem e Ambiente Construído

Pessoa

  • Giselle Arteiro Nielsen Azevedo [Orientador(a)]
  • Hélide Cristina Steenhagen Blower [Autor(a)]
  • Ligia Maria Leão de Aquino
  • Paulo Afonso Rheingantz
  • Vera Maria Ramos de Vasconcellos [Orientador(a)]

Curso

  • Mestrado Acadêmico PROARQ