A Iluminação Artificial de Escritórios. Estudo de Caso da Sede do IBGE

A luz é a primeira e mais importante experiência visual do ser humano. Explorar a luz foi, desde os primeiros estudos de Arquitetura, uma das principais atividades desta área do conhecimento. Cor e luz se interligam na composição dos ambientes, interagindo sobre os materiais utilizados em cada projeto e sobre as pessoas que circulam nos espaços. Por tal relevância, a iluminação é o tema deste estudo, com foco sobre a iluminação de escritórios, temática aprofundada em uma pesquisa de campo, realizada nos escritórios do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A partir de referenciais teóricos coletados em pesquisa bibliográfica, o estudo aborda a evolução da iluminação na Arquitetura corporativa, e sua valorização como componente fundamental das edifi cações ao longo do século XX. Relata as primeiras concepções de iluminação em ambientes indoor, as modificações ocorridas nos escritórios com a introdução da informática no ambiente de trabalho e os conceitos atuais, de eficiência energética, bem-estar, e conforto visual. O estudo de caso parte de uma Avaliação Pós-Ocupação – APO, como método de investigação sobre a iluminação dos escritórios do IBGE, e utiliza-se de questionário como ferramenta diagnóstica. Procede-se a um projeto de reforma, cuja proposta pretende melhorar as condições de iluminação na execução de tarefas, levando em conta diretrizes técnicas, conforto e bem-estar dos usuários da instituição, além de elaborar recomendações para projetos futuros de iluminação neste segmento específico.

Palavras-chave: iluminação de escritórios; eficiência energética; conforto luminoso; IBGE.

Data de defesa: 27/02/2008

• Aldo Carlos de Moura Gonçalves [Orientador(a)]