Segurança ao Fogo em Edifícios de Universidades: um Estudo de Caso da UNAMA/PA

A busca da conformidade aos requisitos definidos para o produto da construção civil passou a ser um dos principais objetivos para qualificar o desempenho de edifícios. O processo do projeto passou a ser fundamental para programar um eficiente gerenciamento entre as informações necessárias ao seu desenvolvimento (requisitos de desempenho do produto) e a execução do mesmo. A segurança ao incêndio é um dos requisitos de desempenho fundamentais, e envolve um conjunto de ações classificadas como passivas e ativas. Atualmente essa questão vem chamando a atenção da mídia uma vez que têm sido registradas muitas ocorrências, sendo algumas em instituições de ensino superior. Com o objetivo de analisar o desempenho em relação à esse requisito decidiu-se realizar um estudo de caso numas das edificações que compõem os \"campi\" da Universidade da Amazônia, a UNAMA - BR. O prédio escolhido, teve sua obra concluída há pouco tempo, e teve seu programa de necessidades definido para abrigar um único programa: o educacional. Foram analisadas as relações entre as decisões tomadas durante o processo de desenvolvimento do projeto e a execução do edifício, utilizando a Lei Estadual de Segurança ao Incêndio n. 5088 de 19/09/1983 e as Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros de São Paulo, como parâmetros de avaliação. Os resultados obtidos foram confrontados com a opinião dos , usuários especificamente no que se refere à proteção passiva - aquela que pode ser atendida através das decisões arquitetônicas. Os resultados obtidos permitiram a identificação de diretrizes para a adequação do edifício estudado, evidenciando a importância que o arquiteto tem dentro deste processo, já que a proteção passiva é realizada por um conjunto de decisões que o projeto deve atender e que devem ser de responsabilidade do arquiteto.

Palavras-chave: Desempenho, Segurança ao Incêndio, Universidades, Arquitetura.

Data de defesa: 29/05/2007

• Ângela Maria Moreira Martins