BELVEDERE III - Um estudo de caso sobre a influência do mercado imobiliário na produção da paisagem da paisagem e espaços urbanos

Dissertação de Mestrado Acadêmico

O presente trabalho apresenta uma análise da influência do mercado imobiliário na produção do espaço da paisagem urbana, por meio de um estudo de caso: o bairro Belvedere III, em Belo Horizonte, localizado na Serra do Curral, uma área de reserva ambiental de grande importância na recarga fluvial do sistema hídrico da região, protegida por diversos instrumentos legais e tombada desde 1960 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. As questões centrais incluem a reflexão crítica sobre o processo de ocupação e crescimento do bairro, dentro do contexto da cidade, obtido através da modificação da legislação urbanística para permitir condomínios verticais destinados a faixas de renda elevada, e sobre os impactos sociais e ambientais provocados. Busca identificar o papel do mercado imobiliário na formação do parcelamento e valorização da terra e no uso de instrumentos de marketing para a formação de uma nova identidade de moradia para a cidade.

Palavras-chave: Belvedere III – Belo Horizonte, MG, expansão urbana, mercado imobiliário, paisagem urbana.

Data de defesa: 28/05/2007

• Cultura, Paisagem e Ambiente Construído