Estratégias Projetuais Contemporâneas. Poética Tectônica na Arquitetura de São Paulo

Esta dissertação tem como objetivo a análise das obras de três arquitetos paulistas, são eles Ângelo Bucci e os sócios Vinícius Andrade e Marcelo Morettin. A partir da observação minuciosa dos procedimentos, mecanismos e artifícios projetuais em torno da tectônica e a sua expressão, utilizados pelos arquitetos, este estudo identificou três estratégias projetuais, através das quais procurou compreender as obras em questão. Por acreditarmos que a vontade tectônica como relato claro e compreensível legitima questões formais e espaciais a partir de uma provável ligação com a idéia de verdade construtiva presente na Escola Paulista, achamos necessário introduzir os antecedentes destas jovens produções arquitetônicas na tentativa de compreender a ideologia implícita nas atitudes projetuais recorrentes em torno da maneira de expressar a construção. Assim, a primeira parte desta dissertação tenta traçar um caminho que se inicia com João Batista Vilanova Artigas, reconhecido como a figura fundamental e referencial da Escola Paulista, e rastreia as premissas que ancoraram a Escola, cujo ápice aconteceu aproximadamente entre 1955 e 1975. Este caminho, ainda, aborda Le Corbusier e Mies Van der Rohe como notáveis precedentes e Paulo Mendes da Rocha, como notável integrante da Escola. Entretanto, e por se tratarem de arquiteturas atuais, notamos tendências, preocupações e, enfim, realizações que extrapolam os limites impostos pela herança primeiramente sugerida. Estas características são denotadas, principalmente, pelos objetos construídos, o que valida a análise aqui proposta baseada, acima de tudo, na observação e no estabelecimento de relações entre estas e outras arquiteturas contemporâneas, além da referida relação com as obras e feitos dos referidos mestres. Estas análises compõem a segunda parte desta dissertação. Finalmente, este estudo faz breves considerações finais e traz em anexo a cronologia ilustrada das obras e projetos dos jovens arquitetos.

Data de defesa: 09/05/2007

• Andres Martin Passaro