Palácio Universitário: Materiais e Técnicas Construtivas

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Esta dissertação apresenta um breve histórico acerca do monumento edificado em estilo neoclássico para ser o Hospício de Pedro II, o primeiro hospital psiquiátrico destinado ao tratamento de alienados no Brasil. A pesquisa descreve e localiza o prédio, atualmente denominado Palácio Universitário e patrimônio histórico nacional, pertencente à UFRJ. Apresenta a historiografia de sua construção e investiga sua tipologia arquitetônica. Descreve os materiais e técnicas construtivas representativas do período de construção do monumento. Cada sistema utilizado em sua edificação foi pesquisado e analisado. Na avaliação do emprego de técnicas e materiais, o objetivo é encontrar características que contribuam para a compreensão de sua importância arquitetônica, ao mesmo tempo em que fornece dados para colaborar na elaboração de um projeto de restauração.

Palavras-chave:  O Palácio Universitário. Materiais e Técnicas Construtivas.

Data de defesa: 13/04/2007

• Gustavo Rocha-Peixoto