Registros Físicos do Patrimônio Edificado: Metodologia e Importância para o Conhecimento do Bem Tombado

Esta dissertação tem o objetivo de apresentar as técnicas e metodologias usadas na execução dos registros físicos de patrimônios edificados no Brasil, buscando colocar em evidência a importância que esta etapa tem na metodologia dos projetos de restauração como base de informações técnicas e como documentos de conhecimento e preservação da história destes patrimônios. Atualmente, esta importância não tem sido dada, em detrimento da busca por resultados mais dinâmicos por parte das empresas e profissionais envolvidos, o que tem ocasionado em projetos e obras pouco embasados e de má qualidade. Além disto, ocorrem perdas de partes da história em função das alterações sofridas pelos patrimônios que não foram devidamente registradas. Assim, por meio de exemplos de técnicas e estratégias, esta dissertação procura oferecer aos profissionais, estagiários, técnicos e demais pessoas envolvidas com os projetos de restauração, subsídios para a execução destes serviços com a qualidade necessária, sempre em função do respeito que se deve ao patrimônio edificado. Para exemplificar os resultados obtidos em trabalhos de registros físicos, foram utilizados como estudos de caso, três projetos de restauração, onde foram analisados os prós e contras de cada metodologia empregada. Os projetos são os seguintes: Projeto de Restauração da Antiga Casa do Estudante Universitário da UFRJ, no Flamengo-RJ, Projeto de Restauração do Antigo Educandário Santa Teresa, em Botafogo-RJ e Projeto de Restauração da Villa Ferreira Lage do Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora-MG.

Palavras-chave: 1. Registros Físicos. 2. Patrimônio Edificado. 3. Projeto. 4. Restauração. 5. Metodologia.

Data de defesa: 14/03/2007

• Alexandre José Leite Vidal [Autor(a)]