Compatibilização do Conforto Acústico com o Conforto Térmico no Ambiente Construído - Centro Integrado de Educação Pública

O objetivo deste trabalho é apresentar propostas visando amenizar o problema acústico existente no projeto dos CIEPs, devido a permeabilidade de suas fachadas e divisórias, buscando harmonizar a ventilação natural com o controle da poluição sonora. Deixá-lo em condições ideais de conforto termo-acústico e de eficiência energética, onde o ruído externo é atenuado ou eliminado, para se preservar a saúde dos professores e criar condições favoráveis para o aprendizado dos alunos. A ventilação e a iluminação naturais devem ser aproveitadas deixando o ambiente ao mesmo tempo agradável e apresentando uma maior economia de recursos. Foi desenvolvido um estudo de caso para o CIEP Samuel Wainer, com medições do seu nível sonoro e questionários com seus professores e alunos. Os resultados alcançados conduziram a diretrizes propondo intervenções necessárias para amenizar os problemas acústicos.Considerando que o projeto do CIEP é baseado em um modelo único, as diretrizes propostas poderiam ser aplicadas aos demais CIEPs.

Palavras-chave: Conforto Acústico; Conforto Térmico; Controle do Ruído; CIEP.

Data de defesa: 06/03/2007

• Aldo Carlos de Moura Gonçalves [Orientador(a)]