Sistema de Utilização da Água de Chuva em Edificações: Estudo de Caso para uma Escola de Barra do Piraí, RJ

Dissertação de Mestrado Acadêmico

A civilização humana começa a sentir os efeitos nocivos de sua própria atividade sobre a Terra. Um dos mais notáveis é a escassez dos recursos hídricos que, embora encontrados em grande quantidade no planeta, já apresentam problemas no abastecimento de água potável em diversas sociedades devido à sua exploração sem limites. Torna-se necessário praticar um uso racional da água disponível, além de se buscar alternativas para o abastecimento. A chuva se mostra uma fonte de água que pode suprir às necessidades de muitos habitantes, nas grandes cidades ou no campo. O presente trabalho procurou observar os conceitos de sustentabilidade e de uso eficiente da água e as vantagens e desvantagens no aproveitamento da água da chuva, o que tem sido feito por algumas sociedades ao longo dos tempos neste sentido, seus aspectos quantitativos, qualitativos e legais e todas as fases dos sistemas hidráulicos que interagem com a água da chuva. Também foi observada a viabilidade de seu aproveitamento pelas edificações de uma escola no município de Barra do Piraí e os reflexos para o mesmo município ao adotar em todas as suas escolas a água da chuva como fonte alternativa para o abastecimento.

Data de defesa: 2006

• Arquitetura, Projeto e Sustentabilidade