Gestão da Qualidade em Projetos de Restauração de Edifícios

A Construção Civil atualmente no Brasil tem buscado a competitividade através da implementação de sistemas de gestão da qualidade. Conseqüentemente o cuidado com o projeto é ampliado, haja vista sua estreita relação com a qualidade, a eficiência e os custos do produto edificado. A análise do emprego das prerrogativas deste tipo de sistema de gestão na produção dos projetos de restauração mostra-se oportuna e demanda uma abordagem particularizada. Estes projetos são complexos, possuem várias interferências que envolvem desde questões técnicas diferenciadas, legislação específica, custos elevados, até o imprescindível reconhecimento do valor bem, distinguindo-se dessa maneira de outros projetos de construção ou mesmo de reforma. O objetivo deste trabalho foi avaliar, sob o enfoque da gestão da qualidade, o processo de desenvolvimento do projeto de restauração do patrimônio edificado tombado. Para isso realizou-se a análise da dinâmica das atividades envolvidas nesse processo, bem como, foram apresentadas as vantagens e desvantagens da adoção dos princípios da gestão do processo desse tipo específico de projeto. O foco da pesquisa é quanto à gestão do processo de desenvolvimento do projeto de execução de restauração – etapa de projeto considerada a mais propícia para a adoção dos requisitos de gestão da qualidade. A relevância deste trabalho está em destacar a importância da implantação dos sistemas de gestão para qualidade no projeto de restauração, assim consolidando uma alternativa já existente para o processo de projeto, que visa à maximização da qualidade, a redução de custos e favorece a usuários e empreendedores. Sobretudo, os interesses da sociedade beneficiada pela preservação da memória e pelo desenvolvimento econômico e social decorrentes das intervenções de restauração e revitalização de edifícios.

Data de defesa: 2006

• Ana Cristina Csepcsényi Pereira [Autor(a)]