Arquitetura Escolar Carioca: Edificações Construídas entre 1930 e 1960

Dissertação de Mestrado Acadêmico

No presente trabalho, apresento edificações escolares – construídas na cidade do Rio de Janeiro nas décadas de 30, 40 e 50 do século XX. Momento este, particularmente feliz no que tange às ações político-pedagógicas e, produção arquitetônica. Trabalhar a interdisciplinaridade aproximando a arquitetura da educação, através da analise dos projetos escolares e sua simbiose com os projetos pedagógicos, percorrendo a trilha da produção arquitetônica oficial neste período. Desta relação foi possível pensar não somente o próprio processo de desenho e as implicações da atividade projectual, mas como se realiza a criação de um novo espaço arquitetônico, condizente com o discurso oficial que se dizia moderno e revolucionário. E, influenciadas pelo Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e as teorias arquitetônicas, as edificações escolares construídas entre as décadas de 1930 e 1960 do século passado, no Rio de Janeiro, formam um conjunto bastante significativo, centrado no ideal de modernização do país e na formação de uma identidade nacional. Voltamos o olhar para o estudo da produção arquitetônica escolar carioca, tendo como foco as questões políticas e sócio-culturais, isto é, possibilitando uma leitura e reflexão dos meios, conceitos e técnicas, o partido arquitetônico adotado, fornecendo deste modo, subsídios para entender e compreender a produção arquitetônica deste período, bem como, a necessidade de sua conservação, visando a manutenção de sua integridade física e o respeito as suas características arquitetônicas.

Data de defesa: 2006

• Ana Lucia Vieira dos Santos