A preservação de um patrimônio edificado da saúde no Rio de Janeiro: o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle

Na arquitetura hospitalar, a utilização dos espaços e a sua funcionalidade mantêm relação com os avanços científicos e tecnológicos da medicina e da ciência, geralmente implementados com atualizações e adequações às suas necessidades contemporâneas. Em hospitais tombados, muitas vezes, tais necessidades se chocam com a legislação preservacionista, que traz limitações às alterações físicas destes imóveis, gerando conflitos entre os interesses do uso e os da preservação. Esta dissertação pretende refletir sobre a preservação do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, construído em 1929 na Cidade do Rio de Janeiro, levando em conta que se trata de um conjunto hospitalar cuja arquitetura tem apresentado dificuldades para atender as demandas contemporâneas de assistência pública, de ensino e pesquisa desta instituição. Este conjunto hospitalar tem sido marcado, entre outros fatores, por sua inserção no sistema público de saúde, pela insuficiência de recursos financeiros e por dificuldades relativas à gestão, conjunturas que se refletem em sua preservação, que tem constantemente apresentado mau estado. O objetivo principal desta pesquisa é investigar a situação da preservação deste conjunto hospitalar, visando a compreender que fatores presentes podem interferir em sua preservação como bem tombado, a fim de que não se percam suas referências históricas, significados e valores culturais que o tornaram patrimônio arquitetônico da saúde no Rio de Janeiro.

Palavras-chave: preservação cultural, patrimônio edificado da saúde, neocolonial, Hospital Gaafrée e Guinle, Rio de Janeiro

Data de defesa: 03/04/2017

• Cláudia Carvalho Leme Nóbrega [Orientador(a)]