A memória no pensamento poético de Aldo Rossi

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Vinculado à escola neorracionalista italiana, uma das principais frentes de crítica à arquitetura moderna, Aldo Rossi foi internacionalmente reconhecido por seu livro A Arquitetura da Cidade (1966). Nessa obra, o arquiteto formulava as bases de uma nova “ciência urbana”, propondo um entendimento de cidade como construção no tempo e concebendo um método racional e sistemático para compreensão da estrutura urbana e seu desenvolvimento. O feito físico concreto da cidade assumia um papel central nessa teoria, como dado último e verificável de uma elaboração complexa. Na passagem do exercício analítico ao projeto arquitetônico, um mesmo desejo científico se observa na busca de Rossi pelo material para o projeto do novo nos tipos formais extraídos da análise da cidade, o que acarreta uma arquitetura cujo significado reside na relação com a cidade preexistente e, consequentemente, com a história e a memória coletiva. No entanto, como ressalta Ignasi de Solà-Morales em Tendenza: neorracionalismo y figuración (1987), o método racional de Rossi não define a totalidade do seu processo de projetar. Um salto subjetivo permeia a admissão rossiana da “analogia” como método de projeto. Essa subjetividade está diretamente relacionada à participação da memória pessoal no seu processo criativo, e é justamente investigando essa participação, que se busca, no presente trabalho, complexificar o entendimento desse processo, enquanto se reflete sobre suas dimensões científica e artística. Isso permite traçar paralelos com a concepção de memória como “virtualidade” e explorar o potencial para criação que essa condição comporta, através da análise dos desenhos do arquiteto, que se revelam expressões de um pensamento poético que acaba por construir uma visão particular de cidade.

Palavras-chave: Aldo Rossi, memória, história, arte

Data de defesa: 30/03/2017