As linguagens no estudo das composições volumétricas no Atelier Integrado I

Apesar das habilidades de desenho e do domínio da geometria, de suas aplicações e de outros meios de expressão e de representação estarem inseridas na fundamentação do conhecimento arquitetônico, a maioria dos alunos apresentam uma capacidade aquém do esperado na academia e no mercado de trabalho. No intuito de entender e buscar uma alternativa para essa situação, a presente dissertação recorreu à reflexão crítica acerca do desenvolvimento das capacidades visuais dos alunos no Atelier Integrado I (AI1), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), à luz dos trabalhos produzidos pela Turma 2015/2. A análise da linguagem arquitetônica tridimensional desses projetos tem por objetivo desenvolver uma ferramenta de trabalho que ajude a visualização das possibilidades operativas para a composição do objeto arquitetônico através da interface entre as linguagens textuais e pictóricas, de modo a melhorar a compreensão, a visualização e a manipulação volumétrica do objeto arquitetônico. Para tanto, confronta-se o proposto no ensino da FAU/UFRJ para a composição da forma arquitetônica, delimitado pelo primeiro trabalho de integração, e as pesquisas realizadas por Anthony Di Mari e Nora Yoo (2012) e por Baires Raffaelli (2016), bem como a Lista de Verbos de Richard Serra (2014). Trata-se, por conseguinte, de um estudo de caso instrumental que se centra na compreensão dos conceitos traduzidos pelos discentes, a partir da verificação empírica advinda das operações volumétricas e condicionantes. Assim, essa interpretação e tradução da linguagem espacial do objeto arquitetônico realizada na disciplina apontaram outros usos da linguagem na concepção da forma através do uso de metáforas na abstração do espaço, ampliando a educação do olhar.

Palavras-chave: Composições volumétricas; Linguagem; Atelier Integrado; Ensino de Arquitetura; Educação do olhar.

Data de defesa: 29/03/2017

• DEBORA ANDRADE DE OLIVEIRA [Autor(a)]