Teses e Dissertações

Peter Zumthor: sobre silêncio, verdade e poesia

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Em obras marcadas pela preferência por formas geométricas simples, pelo interesse pelas qualidades dos materiais, do trabalho com a luz, a cor e a textura, pelo planejamento cuidadoso de cada detalhe, Peter Zumthor permite o instaurar de atmosferas dotadas de uma forte capacidade de envolvimento, de captura, que nos convidam a entrar em sintonia com a obra, silenciados em uma escuta atenta. Atmosferas que conduzem nossa percepção, passando por estímulos sensoriais, mas indo além, cujo impacto, difícil de ser traduzido, alcança profundo sentido nas relações estabelecidas com o entorno, com a paisagem e com os homens, em suas possibilidades de acolhimento, abrigo, uso e apropriação. Visando construir uma reflexão acerca das motivações de sua produção, percorremos um caminho por seu discurso, pelo ideário presente em sua fala, buscando uma aproximação ao pensamento fenomenológico, sobretudo de Martin Heidegger, como fundamento filosófico e teórico. Posteriormente, fomos ao encontro de uma de suas obras, Termas de Vals (1996), com a intenção de discutir sobre como teoria e processo de concepção se refletiriam em um objeto final que nos remete a uma busca pela construção alinhada ao que seria a “essência” do edifício.

Palavras-chave: Peter Zumthor; fenomenologia da arquitetura; arquitetura contemporânea.

http://objdig.ufrj.br/21/teses/857168.pdf

Data de defesa: 21/03/2017

Pessoa

  • Fabiola do Valle Zonno [Orientador(a)]
  • Gustavo Rocha-Peixoto
  • Ligia Teresa Saramago Pádua
  • VANISA ALMEIDA SILVA [Autor(a)]

Curso

  • Mestrado Acadêmico PROARQ

Linha de Pesquisa

  • Teoria e Ensino de Arquitetura