Teses e Dissertações

A abordagem multicritério na concepção arquitetônica: um estudo sobre as aberturas laterais em edifício de escritórios no Rio de Janeiro

Dissertação de Mestrado Acadêmico

 Dissertação de Mestrado Acadêmico

Este trabalho evidencia a complexidade enfrentada na concepção arquitetônica ao se buscar conciliar múltiplos critérios projetuais. Destaca-se a necessidade de rever o modelo atual de concepção arquitetônica, ressaltando-se a importância de incorporar métodos e ferramentas ao processo de projeto que possibilitem conduzi-lo através de uma visão integrada. A abordagem multicritério é apontada como um dos possíveis caminhos para alcançar este objetivo. Com o objetivo de ressaltar os potenciais desta metodologia e ao mesmo tempo evidenciar as dificuldades enfrentadas na sua incorporação à concepção arquitetônica, propõe-se fazer uma aplicação da abordagem multicritério em um processo de projeto de aberturas laterais de um edifício de escritórios do Rio de Janeiro. A aplicação proposta se inicia com a composição de seis alternativas para as aberturas, que é feita a partir da variação de três parâmetros: dimensão, material de composição e sombreamento das janelas. Estas alternativas são avaliadas com auxílio de ferramentas computacionais e analíticas, além de diversos métodos, sob a ótica dos três critérios: o nível de iluminação natural no plano de trabalho, através de simulações computacionais (Daysim 3.1); a visualização para o exterior, pelo cálculo dos ângulos visuais; e a eficiência energética, através da aplicação do método prescritivo do RTQ-C. Após as análises monocritérios, é feita a aplicação do método ELECTRE III para ordenar as alternativas (ranking), possibilitando a identificação daquela que melhor concilia os critérios estudados. Os resultados indicam que: as soluções sombreadas apresentam um desempenho global mais satisfatório que as desprotegidas, mesmo quando nestas são adotados vidros de controle solar; e as aberturas de maiores dimensões apresentam melhores resultados globais para a dimensão e forma específica do ambiente estudado. Ao fim da aplicação, é possível concluir que a abordagem multicritério é um caminho bastante útil para compatibilizar múltiplos critérios, podendo contribuir para uma tomada de decisão mais consistente na fase de concepção arquitetônica.

Palavras-chave: Aberturas Laterais; Abordagem Multicritério; Iluminação Natural; Eficiência Energética; Edifício de Escritórios.

http://objdig.ufrj.br/21/teses/776621.pdf

Data de defesa: 02/2012

Linha de Pesquisa

  • Arquitetura, Projeto e Sustentabilidade

Pessoa

  • Claudia Mariz de Lyra Barroso-Krause
  • Eduardo Breviglieri Pereira de Castro
  • Leopoldo Eurico Gonçalves Bastos [Orientador(a)]
  • Maria Maia Porto
  • Marilia Ramalho Fontenelle [Autor(a)]

Curso

  • Mestrado Acadêmico PROARQ