AMBIENTES RESTAURADORES: ANÁLISE DOS PÁTIOS INTERNOS DO EDIFÍCIO JORGE MACHADO MOREIRA

Dissertação de Mestrado

Os pátios escolares podem desempenhar diversas funções: auxiliam na interação entre alunos, professores e funcionários, aumentam o contato entre a natureza e o indivíduo, estimulam a expressão artística e proporcionam qualidade de vida e bem-estar. Esta dissertação parte da pergunta: Os pátios escolares podem ser considerados ambientes restauradores? Sabe-se que a capacidade de atenção é um recurso cognitivo limitado, e após longos períodos de uso, torna-se necessário momentos de pausa, de tal forma que os indivíduos recuperem o poder de concentração. Portanto, o aproveitamento dos pátios internos escolares torna-se essencial na vida dos usuários da escola. O objetivo geral deste estudo é analisar pátios internos escolares sob a perspectiva de ambientes restauradores, com base nos conceitos do design biofílico, apropriação e iluminação natural. Como metodologia, a pesquisa foi estruturada em torno da criação de uma ferramenta de análise, que engloba os conceitos relacionados a ambientes restauradores, e tendo como base autores relevantes nos temas. Essa ferramenta foi aplicada no estudo de caso dos pátios internos do edifício Jorge Machado Moreira (JMM), localizado na Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Como conclusão, os pátios internos do edifício JMM atenderam à maior parte dos atributos relacionados à ferramenta de análise, podendo ser considerados ambientes restauradores. Diante das limitações financeiras e da negligência na manutenção, observa-se que os alunos frequentam os pátios, promovendo o bem-estar coletivo por meio do contato com a luz natural, vegetação e interação com animais.

LINK DA DISSERTAÇÃO

Data de defesa: 31/08/2023