O ensino de expressão-representação gráfica nos Trabalhos Finais de Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Tese de Doutorado

Esta tese trata de compreender a expressão e representação gráfica de projetos de arquitetura apresentados nos Trabalhos Finais de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, FAU‐UFRJ. Está fundamentada no entendimento de que a expressão‐representação gráfica é um instrumento de auxilio à comunicação do arquiteto e que reflete a condição do projeto arquitetônicourbanístico‐ paisagístico. Configura‐se como uma pesquisa qualitativa que visa conhecer, por meio das práticas da expressão‐representação gráfica da FAU‐UFRJ, colher subsídios para a construção de atributos para a avaliação da comunicação da solução projetual pelo meio gráfico. A hipótese de trabalho é que é possível sistematizar um conjunto de categorias e atributos para a avaliação da expressãorepresentação gráfica de TFG considerando seu papel comunicativo. Parte‐se da análise das transformações ocorridas no ensino de arquitetura e urbanismo com vistas a compreender os diferentes papeis da expressão‐representação gráfica de projetos arquitetônicos no ensino da FAU‐UFRJ. A fundamentação teórica aborda a expressãorepresentação gráfica como instrumento de comunicação da solução projetual do arquiteto com o objetivo de subsidiar a elaboração de método de análise. As análises das amostras de TFGs defendidos na FAU‐UFRJ representativa dos dois últimos currículos (1996‐2005 e 2006‐atual) têm o intuito de identificar os atributos recorrentes e formalizar dois perfis que caracterizam os trabalhos que obtiveram conceitos máximo e mínimo para aprovação. Os resultados da análise possibilitam propor um conjunto de critérios capazes de subsidiar a avaliação da expressão-representação gráfica de soluções projetuais arquitetônicos no âmbito do TFG.

Palavras‐chave: Expressão. Representação gráfica. Projetos Arquitetônicos. Avaliação.

Data de defesa: 06/2012

• Ana Paula Ribeiro de Araújo [Autor(a)]