ESCOLA DE SERRA, VIEIRA, TERESÓPOLIS - RJ: O CAMPO COMO TERRITÓRIO EDUCATIVO

Dissertação de Mestrado

A presente dissertação investiga a relação entre a Educação do Campo e o território onde se inserem as escolas, por meio do levantamento de aspectos contextuais e a vocação do lugar como oportunidades socioeducativas. O objetivo geral da pesquisa consiste, portanto, em explorar o potencial do campo como um território educativo a partir da análise de percepções e desejos das crianças sobre seus percursos cotidianos de casa até a escola do campo onde estudam. Para tanto, foi realizado um estudo de caso na Escola Municipal Monsenhor Mário do Carmo Bennassi, uma escola pública de ensino básico em Vieira, um bairro rural do Município de Teresópolis, Rio de Janeiro. Os procedimentos metodológicos adotados têm como base uma abordagem sócio-interativa e experiencial, desenvolvida a partir da imersão no território que culminou na realização de uma oficina participativa com estudantes da Escola. Os resultados deste processo participativo focado em potencializar a voz das crianças do campo indicam vocações do lugar como potenciais para a articulação do campo como um território educativo. Como desdobramentos, discute-se o desenvolvimento de políticas públicas que incorporem a dimensão do território como elemento educativo nas escolas do campo, para que as condições espaciais do bairro sejam adequadas à realização de atividades socioeducativas em outros lugares além das escolas.

LINK DA DISSERTAÇÃO

Data de defesa: 26/05/2023