A forma arquitetônica como um problema hermenêutico: estudos de caso de ensino de projeto

Tese

O objetivo do presente trabalho é desenvolver uma abordagem hermenêutica do ensino da forma arquitetônica no contexto da disciplina de projeto, onde a interpretação é o foco da pesquisa. Adotam-se as teorias de Hans-Georg Gadamer para explicar os processos interpretativos que ocorrem na concepção da forma e assim construir um arcabouço teórico testado em situações reais da vida acadêmica na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ) e no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CAU/PUC-Rio) no segundo semestre de 2009. A partir de uma metodologia qualitativa, quatro experiências foram desenhadas para lançar luz sobre o papel da forma na disciplina de projeto cobrindo seus principais dispositivos pedagógicos: a análise das referências, o desenvolvimento do processo de concepção, o enunciado do exercício de projeto e a análise da situação projetual. A observação crítica da aplicação de um exercício de análise gráfica na FAU/UFRJ demonstra que quando não se demanda uma visão interpretativa da referência, o exercício não dá conta da complexidade da forma arquitetônica e contradiz os objetivos do projeto. Observando-se o desenvolvimento do processo de concepção por parte de um grupo de estudantes trabalhando sem orientadores na FAU/UFRJ verificou-se que a análise de dados, conjugada a uma visão restritiva do papel da forma, pode levar a um resultado que, contraditoriamente, enfatiza o aspecto formal e desconsidera as demais condicionantes. Na observação dos resultados da aplicação de um enunciado com uma demanda de interpretação formal na PUC-Rio verificou-se a eficácia desse dispositivo como provocador de variadas soluções pertinentes, validando-o como um instrumento no qual a forma pode se integrar às restrições do exercício de projeto. Finalmente, a última experiência na FAU/UFRJ demonstrou que a análise da situação projetual pode ser realizada a partir do diálogo interpretativo com objetos abstratos lançados como conjecturas para análise e avaliação coletiva num procedimento de interrogação das condicionantes e assim conduzir o estudante à compreensão do problema dado. Conclui-se então que a abordagem apresenta-se como uma resposta válida ao problema de como se ensinar a forma na disciplina de projeto.

Palavras-chave: forma arquitetônica, hermenêutica, ensino de projeto, teoria e prática.

Data de defesa: 04/2012

• Andres Martin Passaro