NEUROARQUITETURA ESCOLAR: AMBIENTES SENSÍVEIS AOS TRANSTORNOS DE DISCRIMINAÇÃO SENSORIAL DE CRIANÇAS COM AUTISMO (TEA)

Dissertação de Mestrado

A seguinte dissertação analisa a influência da neuroarquitetura escolar sobre os educandos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O objetivo deste trabalho é compreender, por meio dos estudos da neurociência aplicada à arquitetura, como a edificação de ensino pode contribuir para o neurodesenvolvimento e a progressão acadêmica de crianças com TEA. Esta investigação é pertinente, pois permite verificar as necessidades dos autistas frente ao edifício escolar e como o ambiente construído impacta o seu comportamento. As análises realizadas justificam-se devido ao crescente número de crianças diagnosticadas com autismo, a cada ano, no Brasil e no mundo. A partir do método correlacional, são estudadas as relações entre os Transtornos de Discriminação Sensorial (TDS) e o comportamento dos autistas, mediante a realização de revisões bibliográficas. O método qualitativo, por via da lógica argumentativa, permite a apropriação de informações do âmbito do neurodesenvolvimento e da psicologia ambiental para contextualizar e justificar as análises realizadas. Com base na pesquisa experiencial, foi desenvolvido o Mapa da Análise do Comportamento Aplicada (MABA), composto pelos dispositivos: al e questionário. Devido o panorama da pandemia mundial do novo coronavírus, SARS-CoV2, os instrumentos do MABA foram aplicados por intermédio da plataforma digital Google Forms. Desse modo, verifica-se que os aspectos sensoriais dos ambientes educacionais impactam o conforto dos autistas, induzindo ou inibindo comportamentos estereotipados. Tais informações evidenciam a importância da neuroarquitetura para a criação de ambientes escolares capazes de estimular o neurodesenvolvimento e a progressão acadêmica e proporcionar conforto e bem-estar aos autistas.

LINK DA DISSERTAÇÃO

Data de defesa: 07/12/2022