Teses e Dissertações

O Território Educativo e suas linhas de fuga: Práticas infantis nos trajetos casa-escola na 7a CRE na área de planejamento 4 do Rio de Janeiro

Dissertação de Mestrado

Dissertação de Mestrado

A presente dissertação tem como finalidade investigar as práticas e representações das crianças sobre seus espaços livres cotidianos, refletindo o lugar do afeto nos modos de habitar e interagir com a paisagem. Para isso, a pesquisa foi ancorada nos conceitos de Território Educativo (AZEVEDO et al., 2016, 2019), Linhas de Fuga (DELEUZE; GUATTARI, 1995) e Entre-Espaços (GUATELLI, 2012; LANSKY, 2012; LOPES, 2018), como expansões físicas e subjetivas que estimulam maneiras outras de apropriar, subverter, resistir e se relacionar com a cidade, transformando ludicamente espaços que, na sua maioria, não foram pensados para elas. Elegeu-se como traçado analítico e metodológico o PesquisarCOM, tendo como objeto de estudo os territórios educativos situados na Zona Oeste do Rio de Janeiro, mais precisamente na Área de Planejamento 4, que compreende os mesmos limites da 7a Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Dada a extensão territorial e diversidade da região, foram sistematizadas Unidades de Paisagem, promovendo um estudo mais detalhado em três delas, exploradas a partir de três eixos de cartografia: uma leitura morfológica, uma leitura afetiva e uma leitura observacional dos territórios. Os três eixos acompanham os relatos produzidos na atividade “Mapeamento Afetivo dos Territórios Educativos da Cidade do Rio de Janeiro” (GAE;SEL, 2019;2020), que identificaram as percepções e desejos de estudantes do 1o ao 9o ano do ensino fundamental da rede pública municipal em seus percursos diários de casa à escola, via representações gráficas e textuais. Valendo-se do entrelace entre as dimensões tangíveis e intangíveis, os resultados deste trabalho mostram a relação dos percursos cartografados pelos estudantes e seu rebatimento com a identificação das unidades de paisagem, refletindo sobre a qualidade do Lugar ordinário e do direito à cidade, a partir das práticas infantis nos seus caminhos e espaços cotidianos.

LINK DA DISSERTAÇÃO

Data de defesa: 28/10/2022

Pessoa

  • Alexandre Maurício Matiello
  • Giselle Arteiro Nielsen Azevedo [Orientador(a)]
  • Mariana Coviello Rei Rebelo Pereira [Autor(a)]
  • Vera Regina Tângari

Linha de Pesquisa

  • Cultura, Paisagem e Ambiente Construído

Curso

  • Mestrado Acadêmico PROARQ