De piso a teto: técnicas construtivas no Rio de Janeiro, século XIX

Esta tese apresenta os sistemas construtivos do século XIX, a partir de pesquisas em exemplares representativos da arquitetura neoclássica, erigidos na cidade do Rio de Janeiro. Tendo como base os novos padrões arquitetônicos, difundidos a partir da vinda da Missão Francesa, analisa comparativamente as soluções técnicas adotadas em três imóveis tombados: Solar da Marquesa de Santos (atual Museu do Primeiro Reinado), Palacete do Conde do Itamaraty e Hospício de D. Pedro II (atual Palácio Universitário da UFRJ). Situados, respectivamente, no Alto da Boa Vista, São Cristóvão e Urca, foram escolhidos também por apresentarem distintas dimensões e usos: uma senhorial residência urbana setecentista reformada em 1825, um exemplar rural e um edifício público, de proporções monumentais. Aborda-se a importância dos procedimentos construtivos no estudo de monumentos históricos, concentrando-se nas edificações escolhidas e comparando-as com outras, oitocentistas cariocas. Inicia-se pela descrição e análise dos modelos arquitetônicos em cada elemento do edifício, para buscar determinar aqueles introduzidos no século XIX. Para tanto, a pesquisa comprova que houve necessidade de se recorrer a novas tecnologias, materiais, ferramental e fazeres construtivos mais modernos, permitindo assim edificar monumentos condizentes com sua nova condição de capital.

Palavras-chaves: Técnicas construtivas, arquitetura no Rio de Janeiro, século XIX.

Data de defesa: 06/2012

• Mário Mendonça de Oliveira